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Teste de trinca ( Magnaflux ) | Balanceamento do eixo e do conjunto | Plaina ( faceamento ) do bloco e do cabeçote.

Entenda alguns serviços e suas vantagens em fazê-los:

Teste de Trinca – Magnaflux e Desmagnetização

Teste de Trinca – Magnaflux e Desmagnetização

Os equipamentos para inspeção por partículas magnéticas oferecem as seguintes vantagens:

  • Operações econômicas
  • Durabilidade
  • Não tem limites quanto ao tamanho das peças testadas
  • Confiável
  • Simples e rápido
  • Versátil na localização de descontinuidades superficiais

É preciso fazer um teste de trinca – Magnaflux: desmagnetização, para encontrar trincas no virabrequim que passará por uma retífica e polimento dos colos de biela e mancais para assentar as bronzinas.

Bielas e Eixo são desmagnetizados para que dentro do motor em funcionamento não possua pontos de fadiga, por conta de algum defeito de aterramento de carcaça ou por falta de aterramento de chassi, o eixo e as bielas acabam magnetizando, para resolver o problema elas precisam ser submetidas a desmagnetização.

Essa magnetização é obtida por inferência de campo através de energização e bobina. Magnaflux é a marca do aparelho para teste de partículas magnéticas ( as trincas ).

Esses testes são necessários para uma revisão visual e saber o verdadeiro estado da peça.

Como funciona o teste de trinca –  Magnaflux?

Magnetiza-se o eixo, sobre ele um líquido é despejado depositando-se sobre as trincas, o que as deixam mais nítidas e visíveis. A quantidade de líquido derramado sobre as trincas é o que dá visibilidade ao corte e sua profundidade.

Dependendo do resultado do teste, a peça é condenada, ou é avaliado o tamanho do desgaste para retificar e corrigir através da usinagem. Para motores pesados a medida de desgaste é de standard 0,25 mm  ou 0,50 mm. E 0,75 mm  e o máximo de 1,0 mm para motores leves.

Balanceamento do eixo e do conjunto

O Balanceamento do conjunto do motor serve para eliminar as imperfeições como ruídos e vibrações que ocorrem durante o motor em funcionamento, evitando que com o tempo o motor não sofra redução de sua vida útil pelo esforço intenso que os mancais e carcaças realizam e por não estarem perfeitamente em harmonia.

Quando as forças que atuam no motor estão desbalanceadas, a vibração pode ser destrutiva e o balanceamento do motor é a melhor forma de eliminar essa vibração. O motor pode quebrar devido à fadiga do metal causada por essa vibração e excesso de cargas cíclicas.

Quando o pistão cria uma diferença de velocidade de aceleração, os pistões não conseguem contrabalancear, dando a sensação a um motor com R/L ruim parecer áspero em altas rotações.

O que gera uma enorme perda de potência por atrito devido a grande inclinação da biela combinada com esta vibração.

Aplainamento

Superfície totalmente plana

O aplainamento é uma tratamento de usinagem utilizando uma plaina, equipamento de corte com movimentos de alternativos montada sobre um torpedo removendo irregularidades para deixar a superfície plana.

Garantir a planicidade é uma das principais medições para determinar a uniformidade de uma superfície e Ajuda em um esmagamento por completo entre cabeçote e o bloco através da junta e por ser uma superfície totalmente plana e ter todos seus pontos no mesmo plano sem nenhum tipo de deformação, ajuda o motor que durante um momento de maior torque não queime a junta.

 

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